PF investiga acesso indevido a sistema do Tesouro Nacional
Ação envolve o Siafi, sistema do Tesouro Nacional usado no controle da execução orçamentária do governo federal.

A PF (Polícia Federal) está investigando um acesso indevido ao Siafi (Sistema Integrado de Administração Financeira), sistema do Tesouro Nacional que é usado para registro e controle das despesas orçamentárias do governo federal.
🧑💻 A corporação tomou conhecimento do ocorrido em 5 de abril e, desde então, vem investigando o caso em segredo de justiça. Nesta segunda-feira (22), confirmou a abertura de um inquérito, sem dar detalhes sobre a investigação.
O Tesouro Nacional, por sua vez, descartou a possibilidade de uma invasão hacker. Em nota, o órgão disse que "o episódio não configura uma invasão, mas sim uma utilização indevida de credenciais obtidas de modo irregular".
Leia também: Petrobras (PETR4): Tesouro Nacional deve receber R$ 6 bilhões em dividendos
"Alguém que tinha acesso"
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, acrescentou que a possível invasão foi feita por "alguém que tinha acesso" ao Siafi. Ou seja, a possibilidade de que um funcionário público tenha participado do ocorrido não está descartada.
🗣️ "Não foi uma ação de um hacker que quebrou a segurança. Foi um problema de autenticação. É isso que a Polícia Federal está apurando e obviamente que está rastreando para chegar nos responsáveis", afirmou Hadddad.
O ministro disse ainda que "o sistema está preservado". "As tentativas de realizar operações na plataforma foram identificadas e não causaram prejuízos à integridade do sistema", reforçou o Tesouro Nacional.
O órgão acrescentou que vêm adotando medidas em resposta ao caso, "incluindo a implementação de ações adicionais para reforçar a segurança do sistema".
Desvio de valores
O ministro Fernando Haddad disse que ainda não sabe se o ocorrido provocou desvio de verbas públicas do Siafi. A possibilidade, contudo, está sob investigação.
Em nota, o Tesouro disse apenas que "trabalha em colaboração com as autoridades competentes para a condução das investigações; e reitera seu compromisso com a transparência, a segurança dos sistemas governamentais e a preservação do adequado zelo das informações, até o término das apurações".

Ações brasileiras: Qual empresa subiu quase 40% e quem evaporou 55% em abril? Veja os destaques do Ibovespa
Uma varejista surfou o mês embalada por troca em seu conselho de administração e uma companhia área tem perdido bastante valor de mercado

Selic a 15% ao ano: Quanto rende o seu dinheiro em CDB, LCA, LCI, Tesouro Selic?
Embora ainda haja dúvidas se os juros podem permanecer em 14,75% ao ano, o Investidor10 apresenta as projeções para a renda fixa

Barsi da Faria Lima faz o alerta: Selic em 2025 subirá a 'patamares esquecidos'
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano

Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima

3 REITs de data center que podem subir com o plano de Trump, segundo Wall Street
Presidente eleito dos Estados Unidos anuncia US$ 20 bilhões em investimentos para construir novos data centers no país

Quais tipos de renda fixa ganham e perdem com a eleição de Trump?
Renda fixa em dólar pode ganhar mais fôlego com juros futuros em alta. Aqui no Brasil, a preferência é por títulos pós-fixados

Tesouro Direto sobe mais de 1% em apenas 1 dia com agito das eleições nos EUA
Juros compostos caem e preços dos títulos saltam na marcação a mercado aqui no Brasil, com ligeira vantagem de Kamala Harris contra Donald Trump

Poupança renderá mais com Selic a 10,75%? Cuidado com o mico
Rentabilidade da caderneta de poupança pode ficar travada pelos próximos cinco anos