O Pix ameaça empresas americanas, como diz o governo Trump?
Investigação dos EUA sobre o Brasil faz referência ao sistema de pagamentos instantâneos.

Sistema de pagamentos instantâneos do Brasil, o Pix também entrou na mira do governo dos Estados Unidos.
🔎 Menções à ferramenta constam na investigação comercial instaurada nessa terça-feira (15) pelo USTR (Escritório do Representante de Comércio dos Estados Unidos), a pedido de Donald Trump.
A alegação americana é de que o Brasil "parece se envolver em uma série de práticas desleais com relação aos serviços de pagamento eletrônico" e essas práticas "podem prejudicar a competitividade das empresas americanas envolvidas em comércio digital e serviços de pagamento eletrônico".
Uma dessas "práticas desleais" seria a "vantagem dos serviços de pagamento eletrônico desenvolvidos pelo governo". Ou seja, o Pix.
O Pix
O Pix foi desenvolvido pelo BC (Banco Central) e lançado em 2020, com a promessa de facilitar, reduzir os custos e acelerar os pagamentos realizados no país.
📱 A ferramenta logo caiu no gosto dos brasileiros, tanto que já é meio de pagamento mais utilizado do país, com mais de 175 milhões de usuários. E segue em evolução.
O BC lançou recentemente a função de Pix Automático e promete para setembro o Pix Parcelado, que permitirá parcelar um pagamento diretamente pelo sistema de pagamentos instantâneos.
💳 Dessa forma, o Pix vem tirando mercado das empresas de cartão de crédito e débito, como as americanas Visa (VISA34) e Mastercard (MSCD34), os principais players do setor no Brasil.
Além disso, o Pix é apontado como uma das razões pelas quais o WhatsApp Pay, da Meta (M1TA34), não se popularizou como o esperado pela empresa no Brasil.
As big techs, por sinal, ainda são lembradas em outro trecho da investigação americana, pois o governo Trump critica a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que responsabilizou as redes sociais por postagens criminosas ou ofensivas realizadas por seus usuários.
Brasil responde
Diante da popularização do Pix, a investigação americana logo se tornou um dos assuntos mais buscados na internet brasileira.
A medida ainda gerou uma reação rápida do governo federal, que no início deste ano já havia tomado ciência do alcance do Pix ao tentar aumentar a fiscalização da ferramenta, o que levantou rumores sobre uma possível taxação do Pix.
Em post realizado nas redes sociais na tarde desta quarta-feira (15), o governo brasileiro disse que "o PIX é do Brasil e dos brasileiros". E avisou: "Nada de mexer com o que tá funcionando, ok?".
Veja o post do governo:

21 ações que pagarão mais dividendos em 2025, segundo BTG Pactual
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva

Selic a 15% ao ano: Quanto rende o seu dinheiro em CDB, LCA, LCI, Tesouro Selic?
Embora ainda haja dúvidas se os juros podem permanecer em 14,75% ao ano, o Investidor10 apresenta as projeções para a renda fixa

Selic a 10,75%: Quanto rende o seu dinheiro em LCA e LCI
Saiba como está a rentabilidade da renda fixa bancária isenta de imposto de renda

Eneva (ENEV3) compra ações e debêntures do FI-Infra BDIV11 do BTG Pactual
Elétrica também promove reorganização societária envolvendo a BTG Pactual Holding Participações; entenda

Ações pagadoras de dividendos em dólar para aproveitar ainda em 2024
Analistas de Wall Street esperam crescimento dessas empresas no próximo ano; veja lista

Ibovespa vai de foguete, mas quais são as ações mais descontadas da B3 ainda?
Setor que reúne as empresas brasileiras mais baratas da Bolsa está em liquidação de 34%; confira

Poupança renderá mais com Selic a 10,75%? Cuidado com o mico
Rentabilidade da caderneta de poupança pode ficar travada pelos próximos cinco anos

Selic mudou? Saiba o quanto LCAs e LCIs a 92% do CDI multiplicam o seu dinheiro
Esse tipo de renda fixa que financia o agronegócio e o mercado imobiliário é isento de imposto de renda.