Metade dos candidatos não foi ao Enem dos Concursos
Segundo ministra, abstenção ficou abaixo de outros grandes editais

📝 O governo federal realizou no último domingo (19), o Concurso Nacional Unificado, apelidado de Enem dos Concursos. Segundo cálculos do Ministério da Gestão, dos mais de 2,1 milhões de inscritos, apenas 1 milhão delas compareceram aos locais de prova.
Essa foi a primeira prova deste modelo realizada pelo governo, com o objetivo de distribuir novos profissionais por diversas empresas e órgãos da União. O concurso estava agendado para acontecer em 5 de maio, mas foi adiado em decorrência das enchentes no Rio Grande do Sul.
Segundo a ministra Esther, a abstenção ficou dentro do esperado pela pasta, tendo sido até menor que de outros processos. Ela pontuou que o último concurso do Banco do Brasil registrou uma abstenção de 62%, acima dos 54% auferidos no CNU.
💲 Leia mais: IR 2024: Receita libera consulta ao 4º lote de restituição nesta semana
“O que nos surpreenderia era se fosse um número muito acima de 50%, o que não é o caso. Tem uma média em torno de 44% em concursos pequenos, tinha experiência do Banco Central de 62% e tinham concursos grandes em torno de 50%. É uma questão da lógica das pessoas que se inscrevem para fazer concurso público e os motivos são os mais variados possíveis”, pontuou, durante coletiva de imprensa.
A Gestão ainda reportou a desclassificação de 500 pessoas por terem, supostamente, desrespeitado regras do edital, como sair com o caderno de prova. Além disso, somente 10 cidades do país não tiveram candidatos registrados.
Ao todo, 6,6 mil vagas para o setor público estão disponíveis para preenchimento, com salários que chegam a R$ 22,9 mil. A seleção inclui 22 órgãos ligados ao governo federal.

Selic a 15% ao ano: Quanto rende o seu dinheiro em CDB, LCA, LCI, Tesouro Selic?
Embora ainda haja dúvidas se os juros podem permanecer em 14,75% ao ano, o Investidor10 apresenta as projeções para a renda fixa

Barsi da Faria Lima faz o alerta: Selic em 2025 subirá a 'patamares esquecidos'
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano

Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima

Dividendos das estatais secaram? Governo recebe menor valor desde 2022
União Federal colhe o menor repasse de proventos em suas participações em empresas; entenda o caso.

Selic a 15%: Taxa não muda, mas ganhos maiores em CDB, LCA, LCI e Tesouro Selic; veja como
Planejador financeiro do C6 Bank não vê espaço para corte dos juros em 2025, e boas chances de manutenção em 2026.

3 REITs de data center que podem subir com o plano de Trump, segundo Wall Street
Presidente eleito dos Estados Unidos anuncia US$ 20 bilhões em investimentos para construir novos data centers no país

Quais tipos de renda fixa ganham e perdem com a eleição de Trump?
Renda fixa em dólar pode ganhar mais fôlego com juros futuros em alta. Aqui no Brasil, a preferência é por títulos pós-fixados

Tesouro Direto sobe mais de 1% em apenas 1 dia com agito das eleições nos EUA
Juros compostos caem e preços dos títulos saltam na marcação a mercado aqui no Brasil, com ligeira vantagem de Kamala Harris contra Donald Trump