Mais de 10 mil empresas do Brasil podem ser afetadas por tarifas, diz Haddad

A declaração foi feita em entrevista ao programa Chamada Geral, da Rádio Itatiaia.

Author
Publicado em 24/07/2025 às 16:05h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 24/07/2025 às 16:05h Atualizado 1 mês atrás por Elanny Vlaxio
A medida entra em vigor em 1º de agosto  (Diogo Zacarias/Fazenda)
A medida entra em vigor em 1º de agosto (Diogo Zacarias/Fazenda)

🗣️ Nesta quinta-feira (24), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que as tarifas de 50% impostas pelos Estados Unidos pode atingir mais de 10 mil empresas brasileiras, caso entre em vigor a partir de 1º de agosto, como previsto. Lembrando que no início do mês o Investidor10 mostrou quais empresas da B3 podem sair ganhando e perdendo com o anúncio dos EUA. 

“São mais de 10 mil empresas brasileiras que seriam afetadas e os americanos também serão afetados, pagarão mais caro pelo café, pelo suco de laranja, pela carne”, disse Haddad em entrevista ao programa Chamada Geral, da Rádio Itatiaia.

O titular da Fazenda reafirmou ainda a disposição do governo brasileiro em seguir negociando com as autoridades norte-americanas. “Nós não vamos sair da mesa negociação, se a nossa contraparte [os EUA] não quer se sentar a mesa, é um outro problema”.

Leia também: 4 empresas da B3 serão mais impactadas pelas tarifas de Trump, diz Itaú BBA

💬 Mais cedo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que o presidente dos Estados Unidos não quer conversar sobre as tarifas. “Ele não quer conversar. Se ele quisesse conversar, ele pegava o telefone e me ligava. […] Ele nos deu até o dia 1º [de agosto]. Se nós não dermos uma resposta no dia 1º, ele vai taxar o nosso comércio em 50%."

Lembrando que, Donald Trump (Partido Republicano), disse na véspera que as tarifas de 50% foram direcionadas a países com os quais os EUA mantêm relações “não muito boas". "Em alguns casos, é 50% porque o relacionamento não tem sido bom com esses países. Então apenas dissemos: ‘vão pagar 50’. É assim que as coisas são”, disse.

Em carta enviada ao presidente Lula no dia 9 de julho, Trump citou o tratamento do governo brasileiro a Jair Bolsonaro (PL). "Esse julgamento não deveria estar ocorrendo. É uma Caça às Bruxas que deve acabar Imediatamente!"