Itaú (ITUB4) propõe divisão do Itaú BBA em reorganização societária
Pela proposta, as atividades do Itaú BBA serão divididas entre Itaú Unibanco Holding e Itaú BBA Assessoria Financeira

O Itaú Unibanco (ITUB4) apresentou uma proposta de reorganização societária que prevê a cisão, com posterior incorporação, do Banco Itaú BBA. A mudança será discutida em assembleia de acionistas convocada para 30 de novembro.
Em comunicado publicado nesta terça-feira (31), o Itaú disse que a proposta foi aprovada pelo seu Conselho de Administração em 26 de outubro e visa "maior eficiência e retorno dos valores investidos", além da "racionalização do uso de seus recursos e a otimização de suas estruturas e negócios".
Veja também: Cielo (CIEL3) amplia lucro e pagará R$ 191,7 milhões em JCP
Segundo a instituição, a proposta prevê a cisão total do Banco Itaú BBA e a posterior incorporação das parcelas cindidas pelo Itaú Unibanco Holding e pela sua subsidiária Itaú BBA Assessoria Financeira.
"Serão transferidas as seguintes atividades do Banco Itaú BBA: (a) para a Itaú BBA Assessoria todas as atividades de assessoria financeira, estruturação e coordenação de operações com títulos ou valores mobiliários; e (b) para o Itaú Unibanco todas as atividades típicas de instituições financeiras", afirmou.
Itaú convoca AGE
Para avançar com a proposta, o Itaú convocou uma AGE (Assembleia Geral Extraordinária) para 30 de novembro. A assembleia terá início às 15h e ocorrerá de forma inteiramente digital.
"O Itaú Unibanco tem buscado, de forma constante, a racionalização do uso de seus recursos e a otimização de suas estruturas e negócios, com vistas a propiciar maior eficiência e retorno dos valores investidos e acredita que a Operação em questão trará benefícios claros nessa direção, considerando a extinção de uma sociedade de seu conglomerado e de suas licenças para operar", concluiu o banco.
O Itaú BBA é um banco focado no atendimento de empresas e investidores. O negócio começou em 1988 sob o nome de BBA Creditanstalt, por meio de uma sociedade entre o banco austríaco Creditanstalt e os executivos Fernão Bracher e Antonio Beltran. A instituição foi comprada pelo Itaú e transformada em Itaú BBA em 2002.

21 ações que pagarão mais dividendos em 2025, segundo BTG Pactual
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva

Selic a 15% ao ano: Quanto rende o seu dinheiro em CDB, LCA, LCI, Tesouro Selic?
Embora ainda haja dúvidas se os juros podem permanecer em 14,75% ao ano, o Investidor10 apresenta as projeções para a renda fixa

Selic a 10,75%: Quanto rende o seu dinheiro em LCA e LCI
Saiba como está a rentabilidade da renda fixa bancária isenta de imposto de renda

Dividendos das estatais secaram? Governo recebe menor valor desde 2022
União Federal colhe o menor repasse de proventos em suas participações em empresas; entenda o caso.

Selic a 15%: Taxa não muda, mas ganhos maiores em CDB, LCA, LCI e Tesouro Selic; veja como
Planejador financeiro do C6 Bank não vê espaço para corte dos juros em 2025, e boas chances de manutenção em 2026.

LCAs e LCIs ainda valem a pena? Saiba quanto paga em julho a renda fixa isenta
Taxação de imposto de renda sobre os títulos do agronegócio e mercado imobiliário ainda requer aprovação, para então só valer em 2026.

Eneva (ENEV3) compra ações e debêntures do FI-Infra BDIV11 do BTG Pactual
Elétrica também promove reorganização societária envolvendo a BTG Pactual Holding Participações; entenda

Ações pagadoras de dividendos em dólar para aproveitar ainda em 2024
Analistas de Wall Street esperam crescimento dessas empresas no próximo ano; veja lista