Governo exonera primo de Lira de cargo do Incra
Até um novo superintendente ser escolhido, José Ubiratan Rezende Santana irá ocupar o cargo.

O governo federal exonerou nesta terça-feira (16), Wilson César de Lira Santos, primo do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), do cargo de superintendente Regional do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) de Alagoas.
📋 A medida vem a pedido do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) e foi uma ação articulada pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira (PT-SP). Até um novo superintendente ser escolhido, José Ubiratan Rezende Santana, irá ocupar o cargo.
Desde o início do governo Lula o MST solicita a saída de Lira Santos. Inclusive, em abril de 2023, o MST e outros seis movimentos sociais campesino invadiriam a sede do Incra em Maceió pedindo a mudança de comando no Incra.
Leia também: Milei envia carta a Lula, em busca de aproximação com o Brasil
📝 No início deste mês, o MST refez o pedido para Teixeira. "Apesar do histórico de serviço à extrema direita, o superintendente continua ocupando um cargo extremamente importante, com a vossa anuência", pontuou o movimento.
A troca de comando acontece em meio os desentendimentos entre o presidente da Câmara e o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT-SP). Lira chamou Padilha de "incompetente" e disse que o Alexandre é seu "desafeto pessoal".
✉️ César Lira assumiu o comando em 2017, durante a gestão de Michel Temer (MDB), por indicação do deputado federal Marx Beltrão (PP-AL). Manteve-se no cargo no governo Jair Bolsonaro (PL) com o apoio de Lira e permaneceu no posto até o primeiro ano do governo Lula.

21 ações que pagarão mais dividendos em 2025, segundo BTG Pactual
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva

Ações brasileiras: Qual empresa subiu quase 40% e quem evaporou 55% em abril? Veja os destaques do Ibovespa
Uma varejista surfou o mês embalada por troca em seu conselho de administração e uma companhia área tem perdido bastante valor de mercado

Selic a 15% ao ano: Quanto rende o seu dinheiro em CDB, LCA, LCI, Tesouro Selic?
Embora ainda haja dúvidas se os juros podem permanecer em 14,75% ao ano, o Investidor10 apresenta as projeções para a renda fixa

Barsi da Faria Lima faz o alerta: Selic em 2025 subirá a 'patamares esquecidos'
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano

Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima

WEG (WEGE3) pode bater ROIC de 38% em 2025; saiba se analistas investem
Indicadores fundamentalistas favoráveis e cenário de dólar acima dos R$ 6 dão indícios para a ação que já disparou +45% em 20224

Renda fixa isenta de IR: FS Bio recompra CRAs pagando IPCA+ 11% ao ano
Crise no crédito de empresas do agronegócio faz taxas dispararem e preços dos títulos caírem na marcação a mercado

Agora é a renda fixa que fará B3 (B3SA3) pagar mais dividendos
Genial Investimentos aponta avenidas de crescimento e preço-alvo da dona da bolsa de valores brasileira