Focus é adiado para 5ª feira, por paralisação de servidores do BC
Funcionários públicos prometem fazer uma greve de 48 horas a partir desta terça-feira (20)

Os funcionários públicos do BC (Banco Central) prometem fazer uma greve de 48 horas nesta terça (20) e quarta-feira (21). Com isso, o BC voltou a adiar a publicação do Boletim Focus.
🗓️ O Boletim Focus normalmente é publicado às 8h25 das segundas-feiras e já havia sido adiado para a terça-feira (20). Contudo, agora será publicado só na quinta-feira (22) desta semana, de acordo com o BC.
Leia também: IBC-BR: Prévia do PIB mostra crescimento de 2,5% em 2023
O relatório traz as projeções do mercado financeiro para os principais indicadores da economia brasileira e já vem sendo publicado com atraso há algumas semanas por causa da operação padrão dos servidores do BC, iniciada há cerca de sete meses. A categoria, no entanto, promete reforçar o movimento nesta semana para cobrar avanços na negociação salarial com o governo.
Greve de 48 horas
Os funcionários públicos do BC prometem fazer uma greve de 48 horas nesta terça (20) e quarta-feira (21). Além disso, mais de 450 servidores já entregaram cargos comissionados, como posições de gerência e diretoria no BC, segundo o Sinal (Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central).
🗣️ "A greve será forte e trará atrasos de divulgação de boletins e outras informações, cancelamento de reuniões e outras agendas com o SFN (Sistema Financeiro Nacional), atrasos ainda maiores de projetos do Drex e outros", afirmou o presidente do Sinal, Fábio Faiad.
Ele disse, contudo, que setores essenciais devem ser poupados da greve. O Pix, sistema de pagamentos instantâneos, por exemplo, está na lista de serviços essenciais e deve funcionar normalmente durante a paralisação, segundo o Sinal.
Negociação salarial
Com a greve, os funcionários públicos do BC pretendem avançar na negociação salarial com o governo federal. O executivo propôs um reajuste salarial de 13%, parcelado entre 2025 e 2026, para a categoria. O índice foi apresentado no início de fevereiro, mas não agradou a categoria.
Servidores reclamam da falta de reajuste em 2024 e dizem que a proposta também não atende outras reivindicações da categoria, como a exigência de nível superior para o cargo de Técnico do BC, a mudança do nome do cargo de Analista para Auditor e a criação de uma Retribuição por Produtividade Institucional.

21 ações que pagarão mais dividendos em 2025, segundo BTG Pactual
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva

Selic a 15% ao ano: Quanto rende o seu dinheiro em CDB, LCA, LCI, Tesouro Selic?
Embora ainda haja dúvidas se os juros podem permanecer em 14,75% ao ano, o Investidor10 apresenta as projeções para a renda fixa

Selic a 10,75%: Quanto rende o seu dinheiro em LCA e LCI
Saiba como está a rentabilidade da renda fixa bancária isenta de imposto de renda

CDBs do Banco Master rendem acima de 20% ao ano no mercado secundário de renda fixa
Taxas oferecidas pelos investimentos do Banco Master disparam após sua venda ao BBR ser negada pelo Banco Central.

Dividendos das estatais secaram? Governo recebe menor valor desde 2022
União Federal colhe o menor repasse de proventos em suas participações em empresas; entenda o caso.

Selic a 15%: Taxa não muda, mas ganhos maiores em CDB, LCA, LCI e Tesouro Selic; veja como
Planejador financeiro do C6 Bank não vê espaço para corte dos juros em 2025, e boas chances de manutenção em 2026.

LCAs e LCIs ainda valem a pena? Saiba quanto paga em julho a renda fixa isenta
Taxação de imposto de renda sobre os títulos do agronegócio e mercado imobiliário ainda requer aprovação, para então só valer em 2026.

Eneva (ENEV3) compra ações e debêntures do FI-Infra BDIV11 do BTG Pactual
Elétrica também promove reorganização societária envolvendo a BTG Pactual Holding Participações; entenda