Deputada do PDT pede prisão preventiva de Bolsonaro após ato em Copacabana
Para a deputada, o discurso representa uma ameaça à ordem democrática, podendo incitar a ação de grupos extremistas.

🚨 A deputada federal Duda Salabert (PDT) protocolou um pedido de prisão preventiva contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), alegando que seu discurso durante um evento em Copacabana, no Rio de Janeiro, no último domingo (16), teria incentivado questionamentos sobre a segurança do processo eleitoral e adotado um "tom conspiratório".
No pronunciamento, Bolsonaro reiterou dúvidas sobre o resultado das eleições de 2022, quando foi derrotado por Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e afirmou que sua gestão "cumpriu seu papel".
Para Salabert, a continuidade desse discurso representa uma ameaça à ordem democrática, podendo incitar a ação de grupos extremistas.
O requerimento da deputada também solicita medidas cautelares, como a suspensão do uso de redes sociais pelo ex-presidente e a proibição de sua participação em eventos públicos que possam ser utilizados para disseminar narrativas antidemocráticas.
➡️ Leia mais: Em ato no Rio, Bolsonaro pede anistia para presos no 8 de janeiro
A manifestação de Bolsonaro fez parte de uma mobilização que busca pressionar o Congresso Nacional e o STF (Supremo Tribunal Federal) pela revisão das penas aplicadas aos envolvidos nos atos extremistas de 8 de janeiro de 2023.
O evento ocorre em um momento delicado para o ex-presidente, que recentemente foi denunciado pela PGR (Procuradoria-Geral da República) sob a acusação de tentativa de golpe.
O STF e o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) já vinham monitorando declarações de Bolsonaro, e a nova investida pode ampliar o cerco jurídico contra o ex-presidente.
⚖️ Ainda não há previsão sobre o andamento do pedido, mas a discussão promete intensificar o embate político nos próximos dias.

Selic a 15% ao ano: Quanto rende o seu dinheiro em CDB, LCA, LCI, Tesouro Selic?
Embora ainda haja dúvidas se os juros podem permanecer em 14,75% ao ano, o Investidor10 apresenta as projeções para a renda fixa

Barsi da Faria Lima faz o alerta: Selic em 2025 subirá a 'patamares esquecidos'
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano

Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima

Dividendos das estatais secaram? Governo recebe menor valor desde 2022
União Federal colhe o menor repasse de proventos em suas participações em empresas; entenda o caso.

Selic a 15%: Taxa não muda, mas ganhos maiores em CDB, LCA, LCI e Tesouro Selic; veja como
Planejador financeiro do C6 Bank não vê espaço para corte dos juros em 2025, e boas chances de manutenção em 2026.

3 REITs de data center que podem subir com o plano de Trump, segundo Wall Street
Presidente eleito dos Estados Unidos anuncia US$ 20 bilhões em investimentos para construir novos data centers no país

Quais tipos de renda fixa ganham e perdem com a eleição de Trump?
Renda fixa em dólar pode ganhar mais fôlego com juros futuros em alta. Aqui no Brasil, a preferência é por títulos pós-fixados

Tesouro Direto sobe mais de 1% em apenas 1 dia com agito das eleições nos EUA
Juros compostos caem e preços dos títulos saltam na marcação a mercado aqui no Brasil, com ligeira vantagem de Kamala Harris contra Donald Trump