Lucro da XP Inc. (XPBR31) sobe 18% e atinge maior nível da história no 2T25
O desempenho foi impulsionado pelo aumento da rentabilidade no varejo e pelo maior equilíbrio entre as principais linhas de receitas.
A XP (XPBR31) entrou com um processo judicial contra a Grizzly Research, consultoria americana que em março deste ano acusou a companhia brasileira de pirâmide financeira.
Segundo a "Reuters", a ação foi apresentada nessa segunda-feira (7) no tribunal federal de Manhattan, nos Estados Unidos. A XP e a Grizzly Research, no entanto, não comentaram o assunto.
Ainda de acordo com a publicação, a XP acusa a Grizzly Research de "difamação" e pede o pagamento de indenizações compensatórias e punitivas no processo.
A companhia brasileira teria sofrido um prejuízo superior a US$ 100 milhões por causa das acusações da consultoria americana. Isto é, cerca de R$ 545 milhões no câmbio atual.
A Grizzly Research publicou um relatório em março deste ano dizendo que a XP estaria operando um "esquema Ponzi massivo facilitado por certas vendas de derivativos para clientes de varejo".
A fraude ocorreria a partir dos fundos Gladius e Coliseu e da venda de COEs (Certificados de Operações Estruturadas).
A XP logo classificou essas informações como "falsas, incorretas e imprecisas", dizendo que segue as normas e legislações aplicáveis no Brasil e nos Estados Unidos e conta com auditorias regulares de "instituições independentes de primeira linha".
Ainda assim, não passou imune do evento. Segundo a "Reuters", a XP teria relatado danos financeiros e reputacionais, como a perda de clientes antigos, investidores e parceiros comerciais, na ação apresentada dos Estados Unidos.
Por isso, a XP acusou a Grizzly Research e o seu proprietário, Siegfried G. Eggert, de terem publicado o relatório de forma "descarada, maliciosa e imprudente", para derrubar o preço de suas ações e, assim, lucrar com posições vendidas.
As ações da XP chegaram a cair mais de 9% em Nova York após a publicação do relatório da Grizzly Research, em 12 de março. No acumulado do ano, no entanto, o papel já subiu mais de 60%.
O desempenho foi impulsionado pelo aumento da rentabilidade no varejo e pelo maior equilíbrio entre as principais linhas de receitas.
Cliente da corretora de valores recorre ao Poder Público para apurar estratégia de compra de opções para proteger carteira.