Cade reconhece Grupo Coelho Diniz como novo acionista de referência do GPA (PCAR3)
Com a operação, a Família Coelho Diniz passou a controlar 24,5% das ações da CBD.
🗓️ O GPA (PCAR3) convocou para o dia 6 de outubro uma assembleia geral extraordinária destinada à votação da destituição de todo o Conselho de Administração e à escolha de novos conselheiros, atendendo a uma solicitação da família Coelho Diniz. Conforme comunicado, a assembleia será realizada “exclusivamente digital” e decidirá também pela fixação de nove membros no conselho de administração.
A notícia chega um dia após o Cade (Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica) aprovar a transferência de parte do Grupo Pão de Açúcar para o Grupo Coelho Diniz. A transação envolve a compra de participação na CDB (Companhia Brasileira de Distribuição), controladora do GPA.
Leia também: EUA questionam bancos brasileiros sobre Lei Magnitsky, diz jornal
✍️ Com a operação, a Família Coelho Diniz passou a controlar 24,5% das ações da CBD, ultrapassando o Grupo Casino, que detém 22,5% do GPA. O Cade concluiu que o Grupo Coelho Diniz exercerá controle sobre o GPA, embora de forma compartilhada. O despacho autorizando a operação foi publicado nessa terça-feira (2) no DOU (Diário Oficial da União), assinado pelo superintendente-geral Alexandre Barreto.
Ele afirmou que, mesmo com a atuação de ambas as partes no setor de supermercados, a operação “não acarreta sobreposição horizontal nem integração vertical”. O GPA também divulgou editais de convocação de debenturistas para assembleias, nas quais pedirá permissão para suspender temporariamente o descumprimento de cláusulas de endividamento, evitando o vencimento antecipado das obrigações.
O GPA também divulgou editais de convocação de debenturistas para assembleias, nas quais pedirá permissão para suspender temporariamente o descumprimento de cláusulas de endividamento, evitando o vencimento antecipado das obrigações.
Com a operação, a Família Coelho Diniz passou a controlar 24,5% das ações da CBD.
A empresa convocará uma reunião do colegiado para deliberar sobre a realização de assembleia geral extraordinária.