Selic a 15% ao ano: Quanto rende o seu dinheiro em CDB, LCA, LCI, Tesouro Selic?
Embora ainda haja dúvidas se os juros podem permanecer em 14,75% ao ano, o Investidor10 apresenta as projeções para a renda fixa
💼 A taxa de desemprego no Brasil apresentou uma queda de 0,5% em no terceiro trimestre de 2024. Desta forma, no final de setembro, apenas 6,4% dos brasileiros estavam desocupados, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas).
O número é o menor percentual registrado desde dezembro de 2013, quando 6,3% dos brasileiros estavam desempregados. Ao todo, em 2024, 104 milhões de brasileiros estão ocupadas e cerca de 7 milhões de pessoas estão buscando emprego.
O movimento foi puxado especialmente pela Indústria e o Comércio, que registraram as menores taxas, de 3,2% e 1,5%, respectivamente. Esses dois setores contrataram, juntos, mais de 709 mil trabalhadores.
“Em particular, a indústria registrou aumento do emprego com carteira assinada. Já no comércio, embora a carteira assinada também tenha sido incrementada, o crescimento predominante foi por meio do emprego sem carteira”, destacou Adriana Beringuy, coordenadora de Pesquisas Domiciliares do IBGE.
📊 Leia mais: IGP-M sobe 1,52% em outubro, diz FGV
O mercado de trabalho chegou ao fim de setembro com o total de 53,3 milhões de pessoas empregadas no setor privado. Destes, 39 milhões trabalham com carteira assinada e outros 14,3 milhões sem registro formal, destacou o Instituto.
“O trabalho com carteira neste setor cresceu 1,5% (mais 582 mil pessoas) no trimestre e 4,3% (mais 1,6 milhão de pessoas) no ano, enquanto o contingente de empregados sem carteira cresceu, respectivamente, 3,9% (mais 540 mil pessoas) e 8,1% (mais 1,1 milhão de pessoas) nas mesmas comparações”, diz o levamento.
Já o setor público alcançou a marca de 12,8 milhões de contratados, um crescimento de 4,6% em relação a um ano antes. A maior parte desses servidores trabalham sem registro em carteira, considerando que o efetivo de militares e servidores de carreira ficou estável na comparação entre as edições do levantamento.
📉 Embora os dados do IBGE sejam positivos, trazem outras informações importantes sobre a força de trabalho no Brasil. A pesquisa mostra que a taxa de informalidade no país, por exemplo, atingiu a marca de 38,8% ao final de setembro.
Além disso, a força de trabalho subutilizada chegou a 18,2 milhões de pessoas. Esse grupo representa aquelas pessoas que gostariam de trabalhar mais, seja em um segundo emprego ou com maior carga horária, mas não tem oportunidades.
Há, ainda, o grupo de desalentos, hoje de 3,1 milhões, onde estão as pessoas que até gostariam de trabalhar, mas não buscam uma vaga porque acreditam que não vão encontrar.
Embora ainda haja dúvidas se os juros podem permanecer em 14,75% ao ano, o Investidor10 apresenta as projeções para a renda fixa
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano